Bancário doente e em pré-aposentadoria deve ser reintegrado ao Itaú

A juíza Daniela Valle da Rocha Muller, da 49ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, determinou a reintegração ao emprego de um bancário do Itaú. Ele havia sido demitido doente, afastado para tratamento, e se encontrava no período de estabilidade pré-aposentadoria, previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Por estes dois motivos, a magistrada considerou a dispensa ilegal, portanto, nula.

A juíza esclareceu em sua decisão que o empregado afastado do contrato de trabalho por motivo de doença não pode sofrer dispensa sem justa causa, como estabelece o artigo 471 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“Ademais, com maior razão, demonstra-se abusiva a conduta da ré, quando a doença que acomete o reclamante (questões ortopédicas nos ombros, cotovelos, punho e mãos) possui NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário) com as funções de bancário, tendo inclusive o médico solicitado a emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)”, diz.

Acrescenta como mais um motivo para o retorno ao banco, o fato de o bancário preencher, no ato da dispensa, os requisitos previstos na cláusula 27, alínea f, da CCT, tendo direito à garantia provisória de emprego pré-aposentadoria. “Isso porque já contava com quase 35 anos de serviços prestados à ré, e de acordo com a simulação do INSS estava a dois anos de obter o direito à aposentadoria por tempo de contribuição – transição pedágio 50%”, frisou.

 

Fonte: SEEBRJ

Imagem: Image by stefamerpik on Freepik

0

Postagens relacionadas

Gerente exposta em ranking…

Uma instituição financeira indenizará bancária em R$ 35 mil por danos morais após reconhecimento de assédio moral no ambiente de trabalho. Na decisão, o juiz Diego Petacci, da 3ª Vara…
Consulte Mais informação

Trabalhadora de banco com…

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT/MT) determinou que o Banco do Brasil indenize uma funcionária diagnosticada com síndrome de Burnout, depressão e ansiedade generalizada…
Consulte Mais informação

Ex-bancário do Bamerindus garante…

Um bancário oriundo do extinto Banco Bamerindus recebeu mais de R$ 100 mil após vencer uma ação trabalhista que garantiu o pagamento da indenização adicional por tempo de serviço. O…
Consulte Mais informação