Tribunal Reconhece Que Aposentado de Belo Horizonte Pode Desaposentar.

Em demanda patrocinada por Geraldo Marcos Advogados, um aposentado de Belo Horizonte teve reconhecido o direito à desaposentação. A decisão unânime foi proferida pela 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A Relatora, Desembargadora Neusa Alves, que à princípio defendia a impossibilidade de renúncia do benefício, passou a adotar o entendimento que prevalece no Superior Tribunal de Justiça, e permitiu a substituição de uma aposentadoria proporcional por outra com proventos integrais e fator previdenciário mais expressivo. Com isso, o aposentado terá ganhos de mais de 35 % do que recebe mensalmente do INSS.

A Relatora ainda afastou a possibilidade de restituição dos valores recebidos pelo aposentado durante a fruição do beneficio renunciado. Consta do voto da Desembargadora Neusa Alves: “A conclusão é de que, sendo a aposentadoria um direito patrimonial disponível e, portanto, passível de renúncia para fins de aproveitamento de contribuição e concessão de novo benefício, seja no mesmo regime ou em regime diverso, não implica devolução dos valores percebidos durante o tempo em que foi usufruída, pois enquanto o segurado esteve nesta condição fazia jus ao benefício.”

Vale lembrar que existe um caso paradigmático sobre a desaposentação aguardando julgamento no Supremo Tribunal Federal. A decisão a ser proferida pela Suprema Corte vai parametrar todos os outros casos em trâmite no Poder Judiciário que ainda não foram definitivamente julgados.

0

Postagens relacionadas

Aposentado com descontos indevidos…

Decisão da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indenizar um aposentado que sofreu descontos indevidos de pensão alimentícia…
Consulte Mais informação

TRF3 reconhece atividade especial…

A Décima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) reconheceu, por unanimidade, o direito de um carteiro ao enquadramento como especial dos períodos laborados em motocicleta. Perfil profissiográfico…
Consulte Mais informação

Justiça reconhece tempo de…

Por meio de ação do Departamento Jurídico, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região garantiu mais uma vitória na Justiça para um bancário do Santander. A decisão reconheceu…
Consulte Mais informação