Janeiro Branco: Escritório Geraldo Marcos apoia a campanha

O “Janeiro Branco” é um movimento que visa chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das autoridades e da sociedade para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. Neste ano, o movimento traz o tema “A Vida Pede Equilíbrio!”.

Vale ressaltar que a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Estar mentalmente saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.

Por que Janeiro Branco?

O mês de janeiro foi escolhido para a campanha em razão de ser o período do ano em que as pessoas estão inspiradas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia, sendo um importante portal entre ciclos que se fecham e iniciam.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” das quais pode-se projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Importância da campanha

Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.

Criado em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em Minas Gerais, o Instituto Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso.

Atualmente, o movimento reúne colaboradores em diversos municípios do território nacional e a aderência aumenta a cada ano. Além disso, em muitas regiões, é possível participar de palestras ou mesas de debate acerca do tema.

Dados no Brasil

Estima-se que o número de pessoas com sua saúde mental afetada no Brasil é muito maior do que os casos atendidos. Segundo a OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo (cerca de 18,6 milhões de brasileiros) e o quinto mais depressivo, com boa parte não detendo a assistência médica necessária para promover o bem-estar social, emocional e psicológico.

Esse quadro se agravou ainda mais entre 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19. Em muitos períodos, o afastamento social imposto por quarentena e lockdown privou a população do convívio social e do trabalho.

Como promover a saúde mental?

Independentemente do tipo de problema que se possa enfrentar na vida, prevenir os transtornos mentais é sempre possível. O equilíbrio físico e mental pode partir de ações simples no dia a dia, seja em casa, no lazer ou no trabalho.

Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regulares, dormir bem, pode ser o ponto de partida na prevenção de doenças.

Apoiamos a causa

O escritório Geraldo Marcos Advogados apoia o Janeiro Branco e enfatiza a importância de promovermos a saúde mental de todos os integrantes da sociedade, seja erradicando o preconceito, o tabu, a falta de estrutura e a desinformação, seja buscando medidas individuais e coletivas para se evitar o adoecimento psíquico da população.

 

Fonte: Conexão Saúde, SESA, Janeiro Branco e Geraldo Marcos Advogados

Imagem: Image by wayhomestudio on Freepik

0

Postagens relacionadas

Golpe do WhatsApp –…

Golpes no WhatsApp estão se tornando cada vez mais comuns, afetando um grande número de pessoas. Por isso, é essencial estar preparado para lidar com essas situações e proteger-se contra…
Consulte Mais informação

Professor receberá adicional de…

O município de Itumbiara, em Goiás, foi condenado a pagar diferenças de horas extraordinárias que ultrapassaram as 200 horas mensais, com adicional de 50%, a um professor. O pagamento inclui…
Consulte Mais informação

Funcionamento diferenciado do escritório…

Em razão do início recesso forense, o escritório Geraldo Marcos Advogados comunica a suspensão dos plantões jurídicos realizados nas sedes das entidades sindicais assessoradas e ainda o atendimento, igualmente diferenciado,…
Consulte Mais informação