Dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher

O dia 08 de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. Oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, a data homenageia todas as mulheres, além de simbolizar o combate ao machismo e a violência contra a mulher, bem como a luta histórica feminina sobre igualdade de gênero.

Apesar da data ter sido oficializada internacionalmente na década de 70, diversos acontecimentos anteriores influenciaram na criação do Dia da Mulher em diferentes países.

Em 1910, Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, propôs a criação do dia Internacional da Mulher durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague. Na conferência, havia 100 mulheres de 17 nações, que concordaram com a instituição do marco, mas ainda sem uma data específica.

Em 1917, na Russia, foi realizada uma greve de mulheres que exigiam “paz e pão”. Quatro dias após a greve, o Czar foi forçado a abdicar e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, o qual é comemorado até os dias atuais.

A data, portanto, é de celebração, mas também de luta e resistência. Reduzir a disparidade social e econômica que afeta as mulheres do mundo todo é um dever de todos nós. Por isso, o escritório Geraldo Marcos parabeniza todas as mulheres por suas conquistas e pelo seu dia, reforçando que seguirá ao seu lado, na luta diária, contra a desigualdade de gênero e a favor de um mundo mais justo e igualitário.

Imagem: Black woman photo created by senivpetro – www.freepik.com

0

Postagens relacionadas

Banco é condenado por…

Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, quando há dano ao consumidor, independentemente de qualquer indagação relacionada à culpa, a instituição financeira responde objetivamente pelo evento. Assim entendeu a…
Consulte Mais informação

Dia Internacional Contra a…

Hoje, fazemos um chamamento à toda sociedade para nos unirmos na luta contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. É fundamental que combatamos o preconceito e a violência que…
Consulte Mais informação

Atenção: não caia no…

O Escritório Geraldo Marcos Advogados alerta para o fato de que bandidos estão se passando por escritórios de advocacia, inclusive utilizando o nome do nosso, com fotos e logotipo roubados…
Consulte Mais informação