08 de dezembro – Dia da Justiça

O dia 08 de dezembro é marcado pelo Dia da Justiça. Comemorada desde 1940, em referência à nossa Senhora Imaculada Conceição, a primeira celebração oficial ocorreu em 1950, após a iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. No ano seguinte, a Lei 1.408 estabeleceu o feriado em todo território nacional.

Um dos símbolos que representam a data é a Deusa grega Themis, a Deusa da Justiça, que, com os olhos vendados, traz em suas mãos uma balança e uma cornucópia, representando o peso de ouvir, bem como a imparcialidade em relação às aparências e aos bens materiais. Na mitologia romana, ela era chamada de Justitia (Justiça).

A data presta homenagem ao Poder Judiciário e a todos os profissionais atuantes na área para que a justiça seja cumprida com imparcialidade.

O Judiciário brasileiro, tal como os poderes Legislativo e Executivo, possui importância fundamental ao funcionamento da nação. É responsável por julgar, através da aplicação das leis, a fim de assegurar o direito dos cidadãos, e para garantir que os deveres sejam cumpridos.

No Brasil, o órgão o Poder Judiciário é composto pelos seguintes órgãos: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais, Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal.

O escritório Geraldo Marcos Advogados parabeniza a todos os profissionais da Justiça por sua dedicação e comprometimento na aplicação das leis. Salientamos que o acesso ao judiciário é um direito fundamental de todo cidadão, garantido pela Constituição Federal. Por isso, trabalhamos diariamente, com determinação, ética e transparência, pela garantia dos seus direitos e pela defesa justiça.

Fonte: Geraldo Marcos Advogados, com informações de Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Defensoria Pública e OAB-SP.

Imagem: Freepik

0

Postagens relacionadas

Bancária recebe quase R$…

O Banco do Brasil foi condenado a pagar quase R$ 39 mil de indenização a uma ex-escriturária de Bauru que desenvolveu Síndrome do Túnel do Carpo em razão das atividades…
Consulte Mais informação

Golpe do WhatsApp –…

Golpes no WhatsApp estão se tornando cada vez mais comuns, afetando um grande número de pessoas. Por isso, é essencial estar preparado para lidar com essas situações e proteger-se contra…
Consulte Mais informação

Professor receberá adicional de…

O município de Itumbiara, em Goiás, foi condenado a pagar diferenças de horas extraordinárias que ultrapassaram as 200 horas mensais, com adicional de 50%, a um professor. O pagamento inclui…
Consulte Mais informação