Dia Internacional do Portador de Deficiência: o escritório Geraldo Marcos celebra a data

O dia 03 de dezembro é marcado pelo Dia Internacional do Portador de Deficiência. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito da importância de assegurar melhores condições de vida para todas as pessoas que portam algum tipo de deficiência, bem como para garantir seus direitos.

Segundo a Organização, cerca de 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Majoritariamente, esses problemas são tratados pelo restante da população com discriminação, por isso, é de suma importância que asseguramos seus direitos e os respeitamos para que todos àqueles que sofrem com preconceitos, estereótipos, estigmas e discriminações, tenham uma vida digna e inclusa na sociedade.

A Lei nº 3.298, de 20 de novembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.
Além disso, um dos principais desafios que afeta essa parte da população é a acessibilidade. Assim, é essencial que sejam implementados em diferentes esferas, acessos para tornar a sociedade mais inclusiva e garantir ao portador de deficiência seu direito de cidadania e de participação social.

O escritório Geraldo Marcos Advogados apoia a causa e celebra o Dia Internacional do Portador de Deficiência. Entendemos que o Direito é um instrumento fundamental da cidadania e do progresso, assim, estamos na luta constante para garantir os direitos dos portadores de deficiência para mantermos uma sociedade inclusiva e igualitária a todos.

Ademais, ressaltamos a importância conscientizarmos a sociedade a fim de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural.

Fonte: Geraldo Marcos Advogados, com informações Câmara Municipal de Russas, Brasil Escola, Fundação Dorina Nowill

Imagem: Freepik

0

Postagens relacionadas

Bancária recebe quase R$…

O Banco do Brasil foi condenado a pagar quase R$ 39 mil de indenização a uma ex-escriturária de Bauru que desenvolveu Síndrome do Túnel do Carpo em razão das atividades…
Consulte Mais informação

Golpe do WhatsApp –…

Golpes no WhatsApp estão se tornando cada vez mais comuns, afetando um grande número de pessoas. Por isso, é essencial estar preparado para lidar com essas situações e proteger-se contra…
Consulte Mais informação

Professor receberá adicional de…

O município de Itumbiara, em Goiás, foi condenado a pagar diferenças de horas extraordinárias que ultrapassaram as 200 horas mensais, com adicional de 50%, a um professor. O pagamento inclui…
Consulte Mais informação