PEC 24/2021 quer facilitar aposentadoria da mulher com filhos

Está em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição 24/2021. A proposta busca facilitar a aposentadoria da mulher com filhos.

A PEC tem autoria da senadora Nilda Gondim (MDB-PB), juntamente com outros 28 parlamentares. De acordo com o texto, passaria a considerar-se o período dedicado ao cuidado dos filhos, como tempo de contribuição. Assim, será reconhecido 1 ano de tempo de contribuição, para cada filho nascido vivo. O texto ainda regulamenta o reconhecimento de dois anos para cada filho adotado, ou portador de deficiência.

A relatora da PEC, a Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) já apresentou emendas para assegurar os direitos das mães na aposentadoria da mulher. Entre elas está a contagem de tempo também para o cálculo do benefício. Além disso, em outra emenda, a Senadora indica a aplicação das mudanças sem depender de uma edição posterior da lei,

O objetivo da PEC 24/2021 é “reparar os efeitos negativos suportados pelas mulheres em função das atividades de cuidado
desempenhadas por elas.”. A medida vale para as Servidoras Públicas e para as seguradas no Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

A CCJ discute a PEC durante a reunião deliberativa de hoje (6) na CCJ.

Fonte: Previdenciarista

Imagem: Baby photo created by garetsvisual – www.freepik.com

0

Postagens relacionadas

Tribunal determina restabelecimento de…

A Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) restabelecer o auxílio-doença a uma auxiliar de escritório com visão subnormal.…
Consulte Mais informação

Nova regra do STF…

No debate ocorrido na ADIN 5.399, o STF decidiu que serão mantidos os votos de ministros aposentados já proferidos em plenário virtual, mesmo após pedido de destaque. A nova regra…
Consulte Mais informação

Justiça concede aposentadoria por…

O juiz da 2ª Vara Cível de Campinas, Lucas Pereira Moraes Garcia, concedeu liminar em ação ingressada por uma bancária do Banco do Brasil, afastada do trabalho por problemas na…
Consulte Mais informação