Por inimizade entre os pais, mãe terá guarda unilateral do filho

A 8ª câmara de Direito Privado do TJ/SP decidiu que a mãe terá a guarda unilateral do filho, enquanto o pai terá direito a visitá-lo aos finais de semana alternados e às quartas-feiras. Essa decisão foi tomada após o colegiado observar o estado de animosidade evidente entre as partes, que, de acordo com um estudo psicossocial, não conseguem manter qualquer tipo de diálogo.

Inicialmente, em 1ª instância, o juízo havia decretado a guarda compartilhada do menor, com o domicílio da criança na residência materna. O regime de visitas paterno foi estabelecido para ocorrer nos finais de semana alternados, às quartas-feiras, incluindo pernoites, bem como em feriados e festividades.

No entanto, ambos os genitores recorreram dessa decisão. O pai solicitou a introdução de mais um pernoite, enquanto a mãe pediu a atribuição da guarda unilateral da criança e a exclusão do pernoite no regime de visitas paterno.

O relator em 2º grau, desembargador Salles Rossi, ponderou que, embora as partes tenham inicialmente acordado sobre a guarda compartilhada durante a separação, essa modalidade não se mostrou eficaz devido ao estado de animosidade inegável e à total falta de diálogo entre elas.

Ele afirmou que a guarda compartilhada não é uma imposição legal e que o próprio § 2º do artigo 1.584 do Código Civil ressalva que o instituto deve ser deferido “sempre que possível”.

Por esses motivos, o colegiado determinou o afastamento da guarda compartilhada, atribuindo-a exclusivamente à genitora, o que já ocorria na prática desde a separação.

No entanto, o pai não será privado do convívio com o menor, já que o regime de visitação foi mantido, com visitas nos finais de semana alternados e às quartas-feiras, ambos incluindo pernoite.

 

Fonte: Migalhas

Imagem: Canva

0

Postagens relacionadas

Mulher indenizará ex-companheiro privado…

A 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que mulher indenize ex-companheiro privado de participar do batizado dos filhos. O valor da indenização, por…
Consulte Mais informação

Multiparentabilidade e registro de…

A multiparentalidade consiste no reconhecimento das diversas configurações de família, além daquelas formadas por vínculos biológicos. Quando uma criança possui pais ou mães biológicos e sociafetivos, por exemplo, é um…
Consulte Mais informação