Consumidora que quitou dívida e continuou negativada será indenizada

Consumidora que teve nome mantido em cadastro de inadimplentes mesmo após quitação do débito será indenizada. Assim decidiu a 38ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP ao majorar o valor para R$ 10 mil.

A autora ingressou com ação contra administradora de cartão de crédito depois de ter seu nome mantido em cadastro de inadimplentes. Já a empresa alegou a ocorrência de “falha sistêmica”, e negou sua responsabilidade.

Em 1º grau, a empresa foi condenada a indenizá-la em R$ 5 mil. No recurso, a autora pleiteou a exclusão definitiva de seu nome da lista de maus pagadores, bem como majoração da indenização.

O pedido foi atendido. O colegiado deu provimento ao recurso ao considerar que o valor arbitrado inicialmente enseja majoração, destacando que se destina a desestimular a falha, bem como levando-se em consideração a extensão do dano. A Corte também deu razão à autora sobre a exclusão definitiva da negativação.

Fonte: Migalhas – https://www.migalhas.com.br/quentes/364012/consumidora-que-quitou-divida-e-continuou-negativada-sera-indenizada

Imagem: Stressed woman photo created by wayhomestudio – www.freepik.com

0

Postagens relacionadas

TJMT obriga Bradesco Saúde…

A decisão, sob relatoria da desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, reforça que o direito à vida e à saúde deve prevalecer sempre que houver risco real. Segundo o serviço de…
Consulte Mais informação

STF fixa cinco critérios…

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no dia 18, que os planos de saúde devem autorizar tratamentos não previstos na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde que…
Consulte Mais informação

Justiça de MG determina…

Operadoras de plano de saúde devem pagar por um remédio de alto custo se ele for a única forma de preservar a vida do paciente. Com esse entendimento, a juíza…
Consulte Mais informação