PEC 24/2021 quer facilitar aposentadoria da mulher com filhos

Está em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição 24/2021. A proposta busca facilitar a aposentadoria da mulher com filhos.

A PEC tem autoria da senadora Nilda Gondim (MDB-PB), juntamente com outros 28 parlamentares. De acordo com o texto, passaria a considerar-se o período dedicado ao cuidado dos filhos, como tempo de contribuição. Assim, será reconhecido 1 ano de tempo de contribuição, para cada filho nascido vivo. O texto ainda regulamenta o reconhecimento de dois anos para cada filho adotado, ou portador de deficiência.

A relatora da PEC, a Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) já apresentou emendas para assegurar os direitos das mães na aposentadoria da mulher. Entre elas está a contagem de tempo também para o cálculo do benefício. Além disso, em outra emenda, a Senadora indica a aplicação das mudanças sem depender de uma edição posterior da lei,

O objetivo da PEC 24/2021 é “reparar os efeitos negativos suportados pelas mulheres em função das atividades de cuidado
desempenhadas por elas.”. A medida vale para as Servidoras Públicas e para as seguradas no Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

A CCJ discute a PEC durante a reunião deliberativa de hoje (6) na CCJ.

Fonte: Previdenciarista

Imagem: Baby photo created by garetsvisual – www.freepik.com

0

Postagens relacionadas

Aposentado com descontos indevidos…

Decisão da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indenizar um aposentado que sofreu descontos indevidos de pensão alimentícia…
Consulte Mais informação

TRF3 reconhece atividade especial…

A Décima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) reconheceu, por unanimidade, o direito de um carteiro ao enquadramento como especial dos períodos laborados em motocicleta. Perfil profissiográfico…
Consulte Mais informação

Justiça reconhece tempo de…

Por meio de ação do Departamento Jurídico, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região garantiu mais uma vitória na Justiça para um bancário do Santander. A decisão reconheceu…
Consulte Mais informação