Bradesco é condenado a pagar intervalo de descanso a bancários que fazem hora extra em jornada de 6h

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região (TRT-10) confirmou a decisão de primeira instância que condenou o Bradesco a pagar o intervalo de descanso para os empregados e empregadas com jornada de trabalho diária de 6 horas quando realizam horas extras.

Na ação coletiva, ficou comprovada a extrapolação de jornada dos empregados, sem, contudo, ser observado o intervalo para descanso previsto no artigo 71 da CLT.

Por isso, quando se extrapola a jornada contratual de 6 horas diárias, é devido o pagamento de, no mínimo, uma hora extra, correspondente ao intervalo intrajornada irregularmente suprimido, com reflexos nas parcelas salariais (repouso semanal, 13º salário, férias acrescidas do terço, aviso prévio e FGTS).

O pagamento será de uma hora diária para aqueles empregados admitidos até 10/11/2017, e de 45 minutos para os empregados admitidos a partir de 11/11/2017 (data de início de vigência da reforma trabalhista).

Podem ser beneficiários da ação aqueles que, enquadrados em jornada de 06 horas, realizaram horas extras a partir de 07/11/2012 e não tenham se desligado do banco antes de 07/11/2015.

Atualmente, o processo aguarda remessa ao Tribunal Superior do Trabalho para análise de recurso apresentado pelo banco.

 

Fonte: Bancários DF

Imagem: Canva

0

Postagens relacionadas

Gerente exposta em ranking…

Uma instituição financeira indenizará bancária em R$ 35 mil por danos morais após reconhecimento de assédio moral no ambiente de trabalho. Na decisão, o juiz Diego Petacci, da 3ª Vara…
Consulte Mais informação

Trabalhadora de banco com…

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT/MT) determinou que o Banco do Brasil indenize uma funcionária diagnosticada com síndrome de Burnout, depressão e ansiedade generalizada…
Consulte Mais informação

Ex-bancário do Bamerindus garante…

Um bancário oriundo do extinto Banco Bamerindus recebeu mais de R$ 100 mil após vencer uma ação trabalhista que garantiu o pagamento da indenização adicional por tempo de serviço. O…
Consulte Mais informação