Itaú é condenado a reintegrar bancárias

A Justiça do Trabalho de Rio de Janeiro deferiu tutela de urgência, determinando a reintegração ao emprego de duas bancárias do Itaú, nas mesmas condições anteriores ao momento da dispensa.

Uma das autoras foi demitida enquanto afastada do trabalho devido ao seu quadro clínico de saúde. No entendimento da juíza Elisabeth Manhaes Nascimento Borges, da 37ª Vara Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, a dispensa da trabalhadora deve ser anulada, tendo em vista que ela estava “em gozo do auxílio-doença previdenciário no curso do aviso prévio, com contrato de trabalho suspenso”, assim, não fazendo jus à rescisão contratual.

Além disso, a dispensa de outra bancária também foi reconhecida como irregular, conforme decisão da desembargadora Cláudia Regina Vianna Marques Barrozo, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

De acordo com a magistrada, a instituição financeira tinha firmado um compromisso público de não dispensar trabalhadores durante a pandemia de Covid-19, no entanto, a ré havia dispensado a trabalhadora no percurso da crise sanitária.

 

Fonte: Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários do Rio de Janeiro

Imagem: Image by Freepik

0

Postagens relacionadas

Trabalhadora deve ser indenizada…

A Justiça do Trabalho reconheceu que a dispensa de uma trabalhadora diagnosticada com câncer de mama foi discriminatória. A profissional, que havia recebido prêmio por excelente desempenho, foi dispensada em…
Consulte Mais informação

Banco é condenado a…

A 11ª Vara do Trabalho de Manaus, do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), condenou uma instituição financeira ao pagamento de R$ 30 mil de indenização por assédio…
Consulte Mais informação

Banco do Brasil é…

O Banco do Brasil recorreu ao TST, alegando que a condenação era desproporcional e que não havia dano à coletividade. No entanto, o relator do caso, ministro Alexandre Ramos, destacou…
Consulte Mais informação