Itaú é condenado a reintegrar bancárias

A Justiça do Trabalho de Rio de Janeiro deferiu tutela de urgência, determinando a reintegração ao emprego de duas bancárias do Itaú, nas mesmas condições anteriores ao momento da dispensa.

Uma das autoras foi demitida enquanto afastada do trabalho devido ao seu quadro clínico de saúde. No entendimento da juíza Elisabeth Manhaes Nascimento Borges, da 37ª Vara Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, a dispensa da trabalhadora deve ser anulada, tendo em vista que ela estava “em gozo do auxílio-doença previdenciário no curso do aviso prévio, com contrato de trabalho suspenso”, assim, não fazendo jus à rescisão contratual.

Além disso, a dispensa de outra bancária também foi reconhecida como irregular, conforme decisão da desembargadora Cláudia Regina Vianna Marques Barrozo, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

De acordo com a magistrada, a instituição financeira tinha firmado um compromisso público de não dispensar trabalhadores durante a pandemia de Covid-19, no entanto, a ré havia dispensado a trabalhadora no percurso da crise sanitária.

 

Fonte: Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários do Rio de Janeiro

Imagem: Image by Freepik

0

Postagens relacionadas

Professora ganha o direito…

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT/RS) reconheceu que são devidas diferenças salariais a uma professora de espanhol que recebia valores distintos por dois contratos…
Consulte Mais informação

Recreio deve ser computado…

A 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que o intervalo entre aulas destinado ao recreio de alunos deve ser considerado como tempo efetivo de serviço de uma…
Consulte Mais informação

Professora garante direito às…

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença que concedeu a uma professora da Fundação Universidade de Brasília (FUB) o direito de usufruir do…
Consulte Mais informação