TRF4 garante retomada de pagamento do BPC/LOAS para homem com Síndrome de Down

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve retomar pagamento do benefício assistencial (BPC/LOAS) de um homem com Síndrome de Down.

O caso trata da cessação dos pagamentos do BPC/LOAS de um homem de 29 anos com Síndrome de Down. O beneficiário possui possui deficiência intelectual e cognitiva, e recebe o benefício desde 1997. Porém, em abril de 2021 o INSS cessou os pagamentos, sob a justificativa de que a renda renda familiar do homem superava o limite estabelecido para a concessão do BPC. Além disso, o INSS indicou que o beneficiário recebeu cerca de R$ 60.837,14 em valores indevidos, devendo ser feita a devolução ao órgão.

Assim, o homem ajuizou uma ação na 4ª Vara Federal de Passo Fundo, sendo representado pela mãe, quando pleiteou a retomada dos pagamentos do BPC/LOAS. Na ocasião, a Vara concedeu uma liminar determinando que o INSS retomasse os pagamentos. No entanto, o INSS recorreu da decisão ao TRF4.

Ao analisar o caso, o TRF4 comprovou a deficiência do segurado e a situação de vulnerabilidade econômica da família dele. Dessa forma, é possível o restabelecimento do benefício até o julgamento do mérito da ação. Ainda, o TRF4 determinou a suspensão, por parte do INSS, das tentativas de cobranças dos valores já pagos ao homem.

Fonte: Previdenciarista

Imagem: Law hammer photo created by wirestock – www.freepik.com

0

Postagens relacionadas

Aposentado com descontos indevidos…

Decisão da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indenizar um aposentado que sofreu descontos indevidos de pensão alimentícia…
Consulte Mais informação

TRF3 reconhece atividade especial…

A Décima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) reconheceu, por unanimidade, o direito de um carteiro ao enquadramento como especial dos períodos laborados em motocicleta. Perfil profissiográfico…
Consulte Mais informação

Justiça reconhece tempo de…

Por meio de ação do Departamento Jurídico, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região garantiu mais uma vitória na Justiça para um bancário do Santander. A decisão reconheceu…
Consulte Mais informação