Desembargador do tribunal regional federal da 01ª região considera ilegal retenção do imposto de renda sobre o abono de permanência.

Após decisão proferida pelo Juiz da 22ª Vara Federal da Justiça Federal de Minas Gerais, que não concedeu o pedido formulado pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros, no sentido de que fosse sobrestado o recolhimento de imposto de renda sobre a parcela relativa ao Abono de Permanência, interpusemos recurso perante o Tribunal Regional Federal da 01ª Região, em Brasília. O recurso foi distribuído ao DESEMBARGADOR FEDERAL SOUZA PRUDENTE, que ao analisá-lo, concedeu a antecipação da tutela pretendida, medida equivalente a uma liminar, “para sobrestar a exigibilidade da incidência de imposto de renda sobre as parcelas relativas ao abono de permanência a que fazem jus os filiados do Sindicato recorrente, ate o pronunciamento definitivo da Turma julgadora. Registro, contudo, que, em se tratando de pretensão no sentido de sobrestar-se o recolhimento de imposto de renda sobre a parcela relativa ao referido abono de permanência”.

Na sua decisão, o Desembargador destacou posicionamento do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que “o constituinte reformador, ao instituir o chamado “abono permanência” em favor do servidor que tenha completado as exigências para aposentadoria voluntária, em valor equivalente ao da sua contribuição previdenciária (CF, art. 40, § 19, acrescentado pela EC 41/2003), pretendeu, a propósito de incentivo ao adiamento da inatividade, anular o desconto da referida contribuição. Sendo assim, admitir a tributação desse adicional pelo imposto de renda, representaria o desvirtuamento da norma constitucional” (AgRg no REsp 1021817/MG, Rel. Ministro FRANCISCO FALCAO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 19/08/2008, DJe 01/09/2008).

Embora tenha sido tomada por apenas um dos Desembargadores que compõem a 08ª Turma do Tribunal Regional Federal da 01ª Região, a decisão é importante, pois vai de encontro ao entendimento destacado pelo Juiz da 22ª Vara Federal, proferido pelo Superior Tribunal de Justiça em outra ocasião.

0

Postagens relacionadas

Justiça Federal considera indevida…

Em decisão proferida em 28.11.2017, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) concedeu a um servidor público inativo do Ministério dos Transportes, acometido por moléstia incapacitante, isenção no que…
Consulte Mais informação

Trabalhador que recebeu dinheiro…

O escritório Geraldo Marcos Advogados está promovendo ações de restituição do imposto de renda sobre juros de mora decorrente de ganhos judiciais. Este crédito tem sido reiteradamente reconhecido pelo Superior…
Consulte Mais informação

Isenção do imposto de…

Da mesma forma que acontece com o resgate parcial ou total da reserva matemática constituída pelas contribuições dos segurados dos planos de previdência privado, a suplementação de aposentadoria mensalmente percebida…
Consulte Mais informação