Desaposentação: Decisão judicial concede nova aposentadoria à segurada sem a incidência do fator previdenciário

Em demanda patrocinada pelo escritório Geraldo Marcos Leite de Almeida & Advogados Associados, uma segurada do INSS pleiteou o reconhecimento de seu direito de renunciar ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição, bem como a concessão de nova aposentadoria, sem incidência do fator previdenciário, com inclusão, no período básico de cálculo, das contribuições recolhidas depois da aposentadoria enquanto trabalhou para a mesma empresa. (desaposentação)

O pedido foi feito com fundamento na nova legislação, em vigor desde julho do ano passado, que afasta o fator previdenciário quando a soma da idade e do tempo de contribuição for superior a 85 (oitenta e cinco) para as mulheres e 95 (noventa e cinco) para os homens, observado o mínimo de tempo de contribuição de 30 e 35 anos para mulheres e homens, respectivamente.

A Exma. Juíza Federal da 33ª Vara do Juizado Especial Federal de Belo Horizonte – MG, Dra. Emília Maria Velano, julgou parcialmente procedentes os pedidos da segurada para condenar o INSS a conceder o novo benefício, computando o período entre a primeira aposentadoria e a citação do INSS no processo, e a pagar as parcelas atrasadas desde então. Asseverou que em virtude do advento da Lei 13.183/2015, e com o preenchimento dos requisitos legais pela autora, ao novo benefício não deverá incidir o fator previdenciário.

Diante do caráter alimentar do benefício, a sentença antecipou os efeitos da tutela e determinou que o INSS proceda, em 10 dias, a revisão do benefício de aposentadoria por tempo de contribuição.

Desta sentença cabe recurso.

Processo relacionado: nº 52995-46.2015.4.01.3800– JFMG

0

Postagens relacionadas

Aposentado com descontos indevidos…

Decisão da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indenizar um aposentado que sofreu descontos indevidos de pensão alimentícia…
Consulte Mais informação

TRF3 reconhece atividade especial…

A Décima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) reconheceu, por unanimidade, o direito de um carteiro ao enquadramento como especial dos períodos laborados em motocicleta. Perfil profissiográfico…
Consulte Mais informação

Justiça reconhece tempo de…

Por meio de ação do Departamento Jurídico, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região garantiu mais uma vitória na Justiça para um bancário do Santander. A decisão reconheceu…
Consulte Mais informação