Menor sob a guarda da avó pode receber a Pensão por Morte

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) garantiu a concessão da Pensão por Morte para uma criança que estava sob a guarda da avó.

No momento do falecimento, a avó estava aposentada por idade rural e era a guardiã legal da criança. Dessa forma, a decisão em primeira instância concedeu o benefício à criança. No entanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recorreu ao TRF1 contestando a decisão. Para a autarquia, a criança não se enquadra como dependente previsto em lei para receber a pensão por morte.

Decisão

Ao analisar o caso, o TRF1 entendeu que, embora o menor sob guarda não esteja mais mencionado como dependente na Lei nº 8.213/91, o Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece que a guarda confere à criança ou adolescente a condição de dependente. Sendo assim, o menor sob guarda tem direito aos benefícios previdenciários concedidos aos dependentes de segurados do INSS.

Além disso, a qualificação da criança, como dependente, foi comprovada por meio por meio de provas materiais e testemunhais. Do mesmo modo, a qualidade de segurada, por parte da avó, e a dependência econômica também foram constadas com base nas documentações apresentadas.

Dessa forma, o Tribunal rejeitou o recurso do INSS e manteve a concessão da pensão por morte para a criança.

 

Fonte: TRF1

Imagem: Pexels

0

Postagens relacionadas

Justiça determina que filhos…

Cinco irmãos terão de pagar à mãe idosa, de 88 anos, pensão alimentícia no valor de 10% do salário-mínimo nacional cada um deles. A decisão é da 8ª Câmara Cível…
Consulte Mais informação

Casal é condenado a…

A devolução de uma criança adotada após longo período e sem motivo justo é uma forma de violência, já que o menor é rejeitado por mais uma família. Por isso,…
Consulte Mais informação

Mãe não gestante em…

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a mãe não gestante em união estável homoafetiva tem direito à licença-maternidade. Se a companheira tiver direito ao benefício, deve ser…
Consulte Mais informação