Juiz limita a 30% descontos de dívidas em salário de professora

Juiz de Direito Gustavo Hungria, da 1ª Vara Cível de Simões Filho/BA, concedeu liminar para que descontos de dívidas tenham limite de 30% da renda líquida de professora da rede pública. O magistrado entendeu que a limitação garante a preservação do mínimo existencial da mulher.

No processo, a mulher alegou que está com os seus proventos comprometidos com encargos financeiros e despesas regulares mensais acima da sua capacidade de pagamento.

Dessa forma, requereu uma liminar para que os descontos para pagamento de dívidas a serem depositados mensalmente em conta judicial tenham limite de 30%, bem como a suspensão de processos em que se discutam as obrigações do caso.

Após analisar os autos, o magistrado reconheceu que a renda da autora se encontra em situação comprometida com o pagamento dos referidos encargos, afetando a garantia de preservação do mínimo existencial a que faz jus o sujeito.

Dessa forma, o juiz seguiu decisão do STJ em que “devem ser limitados a 30% da remuneração, tendo em vista o princípio da razoabilidade e do caráter alimentar dos rendimentos”.

Diante do exposto, o magistrado deferiu a liminar para suspender os descontos atualmente realizados pelos réus na folha de pagamento da professora, limitando-os ao percentual de 30% dos vencimentos da autora, excetuados os descontos legais.

 

Fonte: Migalhas

Imagem: Image by stockking on Freepik

0

Postagens relacionadas

Justiça determina redução de…

O desembargador Ronnie Herbert Barros Soares, da 8ª Turma Recursal de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, deferiu tutela de urgência para que uma professora da rede…
Consulte Mais informação

Bancário do Bradesco demitido…

Um bancário do Bradesco que foi demitido injustamente obteve sua reintegração ao emprego. Após 34 anos de serviços prestados ao banco, ele havia sido dispensado mesmo tendo apresentado laudos médicos…
Consulte Mais informação

Justiça do Trabalho multa…

A Justiça do Trabalho de Belo Horizonte multou o Banco do Brasil após a instituição descumprir decisão judicial em uma ação movida pelo Sindicato por meio da assessoria do Escritório…
Consulte Mais informação